OMT: Previsão de boa evolução no Turismo a partir de 2022, mas há novas incertezas

OMT: Previsão de boa evolução no Turismo a partir de 2022, mas há novas incertezas

O Turismo internacional continuou a sua recuperação em Janeiro de 2022, com um desempenho muito melhor em comparação com o fraco início de 2021. Contudo, a invasão russa da Ucrânia acrescenta pressão às incertezas económicas existentes, juntamente com muitas restrições de viagem relacionadas com a Covid ainda em vigor. A confiança global poderá ser afectada e dificultar a recuperação do Turismo.
 
Com base nos últimos dados disponíveis, a chegada global de turistas internacionais mais do que duplicou (+130%) em Janeiro de 2022 em comparação com 2021 - os mais 18 milhões de visitantes registados em todo o mundo no primeiro mês deste ano equivalem ao aumento total registado em todo o ano de 2021.
 
Embora estes números confirmem a tendência positiva já em curso no ano passado, o ritmo de recuperação em Janeiro foi afectado pela variante Omicron e pela reintrodução de restrições de viagem em vários destinos. Após o declínio de 71% em 2021, as chegadas internacionais em Janeiro de 2022 permaneceram 67% abaixo dos níveis pré-pandémicos.
 
A Europa e as Américas têm um desempenho mais forte
Todas as regiões beneficiaram de uma recuperação significativa em Janeiro de 2022, embora a partir de patamares baixos registados no início de 2021. A Europa (+199%) e as Américas (+97%) continuaram a apresentar os resultados mais fortes, com chegadas internacionais ainda a cerca de metade dos níveis pré-pandémicos (-53% e -52%, respectivamente).
 
O Médio Oriente (+89%) e África (+51%) também registaram crescimento em Janeiro de 2022 em relação a 2021, mas estas regiões registaram uma queda de 63% e 69%, respectivamente, em comparação com 2019. Enquanto a Ásia e o Pacífico registaram um aumento anual de 44%, vários destinos permaneceram fechados a viagens não essenciais, resultando no maior decréscimo nas chegadas internacionais ao longo de 2019 (-93%).

Por sub-regiões, os melhores resultados foram registados pela Europa Ocidental, mostrando quatro vezes mais chegadas em Janeiro de 2022 do que em 2021, mas 58% menos do que em 2019. Além disso, as Caraíbas (-38%) e a Europa do Sul e Mediterrânica (-41%) apresentaram as taxas de recuperação mais rápidas de aproximação aos níveis de 2019. De facto, várias ilhas das Caraíbas e da Ásia e Pacífico, juntamente com alguns pequenos destinos europeus e centro-americanos registaram os melhores resultados em comparação com 2019: Seicheles (-27%), Bulgária e Curaçau (ambos -20%), El Salvador (-19%), Sérvia e Maldivas (ambos -13%), República Dominicana (-11%), Albânia (-7%) e Andorra (-3%). A Bósnia e Herzegovina (+2%) excedeu mesmo os níveis pré-pandémicos. Entre os principais destinos, a Turquia e o México registaram diminuições de 16% e 24%, respectivamente, em comparação com 2019.
 
Perspectivas de recuperação
Após a queda sem precedentes de 2020 e 2021, espera-se que o Turismo internacional continue a sua recuperação gradual em 2022. Em 24 de Março, 12 destinos não tinham restrições relacionadas com a COVID-19 e um número crescente de destinos estava a aliviar, ou a levantar as restrições de viagem, o que contribui para desencadear uma procura reprimida.
 
A guerra na Ucrânia coloca novos desafios ao ambiente económico global e corre-se o risco de dificultar o retorno da confiança nas viagens globais. Os EUA e os mercados de origem asiáticos, que começaram a abrir-se, podem ser particularmente afectados, especialmente no que diz respeito às viagens à Europa, uma vez que estes mercados são historicamente mais avessos ao risco.
 
O encerramento do espaço aéreo ucraniano e russo, bem como a proibição das transportadoras russas voarem para muitos países europeus, está a afectar as viagens intra-europeias. Está também a causar desvios em voos de longo curso entre a Europa e a Ásia Oriental, o que se traduz em voos mais longos e custos mais elevados. A Rússia e a Ucrânia foram responsáveis por 3% das despesas globais no Turismo internacional em 2020 e pelo menos 14 mil milhões de dólares em receitas do turismo mundial, que poderão ser perdidas se o conflito for prolongado. A importância de ambos os mercados é significativa para os países vizinhos, mas também para os destinos de “sol e mar” europeus. O mercado russo também ganhou peso significativo durante a pandemia para destinos de longo curso como as Maldivas, as Seychelles ou o Sri Lanka. Como destinos, a Rússia e a Ucrânia representaram 4% de todas as chegadas internacionais na Europa, mas apenas 1% das receitas do Turismo internacional da Europa em 2020.
 
Incertezas e pressões económicas
Apesar de ser demasiado cedo para avaliar o impacto, as buscas e reservas de viagens aéreas através de vários canais mostraram um abrandamento na semana após a invasão, mas começaram a recuperar no início de Março. É certo que a ofensiva irá acrescentar mais pressão às condições económicas já de si desafiantes, minando a confiança dos consumidores e aumentando a incerteza nos investimentos. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estima que o crescimento económico global poderá ser mais de 1% inferior este ano às previsões anteriores projectadas, enquanto a inflação, já elevada no início do ano, poderá ser 2,5% mais elevada do que o previsto. O recente crescimento dos preços do petróleo (o Brent atingiu os seus níveis mais elevados dos últimos 10 anos), e a inflação crescente está a tornar mais caros os serviços de alojamento e transporte, acrescentando uma pressão adicional sobre as empresas, no poder de compra dos consumidores, e as poupanças, nota a OMT (UNWTO).
 
Esta previsão está de acordo com a análise sobre as potenciais consequências do conflito na recuperação e crescimento económico global feita pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), que também baixou a sua projecção para o crescimento económico mundial em 2022 de 3,6% para 2,6% e advertiu que os países em desenvolvimento serão mais vulneráveis a este abrandamento.

29 Março 2022